quarta-feira, 2 de abril de 2014

UNÇÃO x TÉCNICA

Unção ou técnica, o que é mais importante para um ministério de música? Você alguma vez já se fez esta pergunta? Existem pessoas hoje que valorizam e priorizam mais a técnica, outros alegam que a unção é mais importante, afinal de contas, quem está correto?
 Interessante é que a unção fala da parte espiritual do Ministério, enquanto a técnica diz respeito as questões de aperfeiçoamento da habilidade natural que cada músico possúi. Diante dito seria possível unção e técnica andarem juntas numa apresentação?
 Minha resposta para esta pergunta não é somente que podem, mas devem andar juntas. Acredito que o grande problema está em diminuir ou excluir a importância de um ou outro, chegando-se assim à uma posição extremista.
 Temos na Bíblia um ótimo exemplo de unção e técnica caminhando juntas:

Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.
E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor.
Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora o espírito mau da parte de Deus te atormenta;
Diga, pois, nosso senhor a seus servos, que estão na tua presença, que busquem um homem que saiba tocar harpa, e será que, quando o espírito mau da parte de Deus vier sobre ti, então ele tocará com a sua mão, e te acharás melhor.
Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e trazei-mo.
Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele.
E Saul enviou mensageiros a Jessé, dizendo: Envia-me Davi, teu filho, o que está com as ovelhas.
Então tomou Jessé um jumento carregado de pão, e um odre de vinho, e um cabrito, e enviou-os a Saul pela mão de Davi, seu filho.
Assim Davi veio a Saul, e esteve perante ele, e o amou muito, e foi seu pajem de armas.
Então Saul mandou dizer a Jessé: Deixa estar a Davi perante mim, pois achou graça em meus olhos.
E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.

1 Samuel 16:13-23

Antes de tocar no assunto de unção e técnica, gostaria de esclarecer o que está escrito no versículo 14 deste mesmo capítulo que diz que um espírito maligno da parte do Senhor atormentava Saul. Não foi Deus quem enviou espírito maligno à Saul, o fato é que os escritores do Antigo Testamento não tinham a revelação completa de quem era Deus, Jesus ainda não havia vindo para de fato revelar quem era o Pai, assim, tudo que era sobrenatural lês atribuíam como sendo vindo de Deus. Quando estiver lendo o Antigo Testamento, perceba que pouco se fala no diabo.
 Continuando o assunto, no versículo 16 vemos Davi sendo ungido e a Bíblia diz que daquele dia em diante o Espírito Santo, se apoderou de Davi. Já nos versos 15 e 16 os servos de Saul sugerem que se busque alguém que toque harpa afim de que o rei Saul se achasse melhor daquele tormento causado pelo espírito mal. Gostaria de frisar o que o rei Saul diz no versículo 17: “Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e trazei-mo.”
 Não deveria ser alguém que apenas alguém que tocasse, mas teria de ser alguém que tocasse bem e todo sabem que para se tocar bem é necessário dedicação ao instrumento, estudar, ensaiar, se aprimorar, é necessário que se tenha técnica. Se lermos os versículos seguintes veremos que Davi cumpria esses requisitos, Davi era tanto alguém ungido, quanto talentoso em seu instrumento, ou seja, percebemos muito claramente nesse texto das Escrituras a unção e a técnica caminhando juntas. A técnica abre portas naturais e a unção portas sobrenaturais, a técnica de Davi em seu instrumento fez com que se abrissem as portas do Palácio do rei Saul, enquanto que a unção abria as portas para que o espírito maligno se retirasse de Saul.
 Saiba que o mundo está acostumado com boa música, são horas e horas de ensaio, equipamentos caros, tudo para proporcionar o melhor som que se possa ouvir numa canção, porém nós possuímos algo que o mundo não tem que é a unção do Espírito Santo para ministrar e a Palavra de Deus, nossas canções podem quebrar jugos na vida de pessoas, podem atingir corações e abençoar vidas, contudo, antes de chegar ao espírito, a música terá de atravessar o corpo e a mente (alma) da pessoa, daí está a necessidade da técnica, por mais ungido que alguém possa ser ao cantar, se este desafina por exemplo, ficará difícil para alguém “receber” aquilo que está sendo cantado, será uma luta com a sua alma, esta irá tentar distrair o ouvinte, a concentração se tornará difícil, porque a desentonação chamará mais a atenção da alma do que o que está sendo cantado, ao contrário disso, uma música tocada e cantada com técnica e unção encontrará menores obstáculos a serem quebrados e assim a ministração da música surtirá mais efeitos.
 Caro leitor, não deixe de aperfeiçoar o dom que Deus lhe deu, estude, se dedique, porém, não deixe de lado a unção, consagre-se ao Senhor, tire tempo a sós com o Pai em oração e meditação da Palavra. Seja um ministro de música equilibrado, se algo for feito para o Senhor que seja com excelência. Lembre-se a unção abre portas sobrenaturais e a técnica portas naturais.

 Deus te abençoe!


Por: Thiago Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário