domingo, 30 de março de 2014

O que é adoração?


Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.
Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me, a hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.
Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus.
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
João 4:20-24

Quando menciona-se a palavra ADORAÇÃO, o que geralmente nos vem à cabeça? Uma música não é mesmo?
 Isto acontece pelo motivo de algumas pessoas desconhecerem o que é de fato é adorar, hoje em dia por exemplo, adoração é até mesmo classificado como um estilo musical, alguns dizem: “fulano de tal canta adoração”, é normal em alguns sites encontrarmos a classificação do estilo de determinados cantores como adoração.

O grande problema na falta de entendimento sobre tal assunto resulta na falta desta prática tão importante e vital para nossa vida.

Para entendermos o que significa adoração, devemos atentar para o que a Bíblia está dizendo, e o texto de João 4:20-24 é bem esclarecedor sobre o assunto, vamos analisa-lo:
Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.
João 4:20

Note que existia uma dúvida e um interesse da mulher samaritana em adorar da maneira correta, em outras palavras: Tal qual a água daquele poço era uma necessidade para a mulher samaritana, adorar de maneira correta também era.
Devemos como esta mulher, ver a adoração não como algo periódico, mas assim como a água, vê-la como uma necessidade vital para nossa vida, e não somente isso, mas também estarmos interessados em adorar ao Senhor da maneira correta, Jesus ensinou a maneira correta nos versos que se seguem, vamos continuar analisando e descobrindo esta maneira e o que venha a ser adoração.

Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me, a hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.
Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus.
João 4:21-22

Jesus está dizendo aqui que a adoração está limitada ao que conhecemos, Cristo disse em outras palavras “você só poderá adorar com base no que conhece”. Acredito que esta é uma das razões pelas quais o diabo trabalha ininterruptamente para cegar pessoas, distraindo-as  e inserindo falsas doutrinas na Igreja. Adoração é algo poderoso e ele sabe disso, porém sem o conhecimento correto, nossa adoração se torna fraca, limitada e inconstante.

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
João 4:23

Este versículo é a chave para entendermos o que é adoração e a maneira correta de adorar, mas antes gostaria de definir a palavra adorar no original grego deste texto, assim enriqueceremos mais o entendimento sobre isto.
A palavra Grega Proskuneo, traduzida como adorar neste texto, significa literalmente: beijar como um cachorro lambe a mão de seu mestre.
Você já pensou no porque um cachorro lambe a mão do seu dono?
 Esta é uma expressão e demonstração de carinho, ele faz isso porque ama o seu dono e mais do que isto, ama em companhia dele (para se beijar as mãos de alguém é necessário muita proximidade não é mesmo?)
 Voltando ao versículo, Jesus diz que  que a adoração verdadeira deve ser em espírito e em verdade, analisaremos estas duas partes a partir de agora:

Em espírito: A verdadeira adoração não é dada pela carne (seu homem exterior)ou pela alma (sede dos sentimentos, vontades, intelecto, nossa mente), sendo o seu homem interior, o seu espírito, a única parte do seu ser que nasceu de novo, é através desta que temos contato com o Pai, uma coisa é necessária que você entenda: com o seu corpo você entra em contato com o mundo físico, com sua mente ou alma você entra em contato com o mundo intelectual, mas é com o espírito que temos acesso a Deus e Seu Reino. Compreendendo isto, podemos entender o porque de Cristo ter dito no verso 24 no quarto capítulo de João: Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”
   A nossa entrada para o Reino de Deus se dá através do novo nascimento (João 3:5),   isto é, nosso espírito é recriado em Cristo e nos tornamos filhos de Deus (João 1:12). Com que finalidade? Nos relacionarmos e viver em comunhão com o Nosso Pai Celestial.
Assim sendo, se você nasceu de novo, saiba que está habilitado a ser um verdadeiro adorador, teu espírito possuí todos os recursos para dar ao Senhor uma verdadeira adoração, isto não e restringe somente a músicos ou ministros de música, mas a todo filho de Deus, todos que nasceram de novo. Deus é Espírito, e você é espírito, a Bíblia diz que o que se une ao Senhor é um espírito com Ele (1 Coríntios 6:17), foi para isto que nascemos e novo, vivermos unidos com Ele, em perfeita comunhão e adoração.

Em verdade: Cristo explica o que é a verdade em João 17:17 na parte b lê-se:”...A tua palavra é a verdade”. Com isto, podemos entender que a verdadeira adoração é dada ao Pai nos princípios da verdade, e o que é a verdade? A Palavra de Deus é a verdade.

Estas dois fatores que Jesus classifica que é necessário para que se possa adorar ao Pai, nos dá uma compreensão do que de fato é adoração, enfim, podemos definir o significado e entendermos o que é adoração:

Adoração é a vida no espírito vivida e praticada nos princípios de Deus estabelecidos na verdade da Sua Palavra
 Em outras palavras, seu caminhar em espírito e na Palavra é adoração, sei que neste ponto, podem surgir questionamentos acerca disto, “adoração é viver em intimidade e relacionamento com o Pai” alguém pode dizer, porém isto é parte disto, sem dúvida, relacionar-se com Deus está ligado ao caminhar em espírito, porém, poderíamos abranger isto, pois outras coisas estão relacionadas com por exemplo: Orar, andar em santidade, dar graças ao Senhor, andar em amor com o próximo, enfim, adoração não se restringe aos 20 ou 30 minutos em que o ministério de música está ministrando, mas é uma vida inteira de rendição, devoção, entrega, comunhão e relacionamento em espírito e na Palavra. Foi por esta razão que Jesus Cristo disse a mulher samaritana que na Nova Aliança, a adoração não se limitaria a lugares físicos, pois esta acontece em todo lugar, aonde houver um filho de Deus que vive para agradar a Ele vivendo em Sua Palavra, ou seja, o adorador faz a hora e faz o lugar de adoração, isto é, aonde ele está a adoração acontece, pois isto é em espírito, em seu interior.
 Saiba, que adoração não é algo externo, mas sim interno, porém é algo que se externiza atingindo vidas a começar por você mesmo, pois quanto mais Adorarmos a Deus, mais parecidos com Ele nos tornamos.

  Lembre-se, adoração não se limita a cultos ou canções, ela acontece agora, aonde você está, vivendo uma vida em espírito e na Palavra, você estará vivendo em adoração.


Por: Thiago Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário